Projeto Literário – Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

Olá, gente… tudo bem??
Hoje, dia 28 de dezembro de 2014 é o dia de fazer o post final do Projeto Literário de 2014, com os temas de dezembro… como eu estava só 4 meses atrasada, hoje tá tudo junto e misturado e o post vai ser meio gigante… espero que vocês tenham paciência de ler até o final!!!
Primeiro vou falar sobre as leituras e, mais pra baixo, as fotos do álbum, tá legal??

Em setembro, os temas eram um livro que abandonei e um livro ainda não lido do meu autor favorito.

Pra livro abandonado eu li:

O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien. Eu ganhei esse livro nos tempos do colégio… mas na época não consegui ler. Eu estudava na ETE Carlos de Campos e lá, o Senhor dos Anéis era o assunto do ano. Eu achei tudo tão incrivelmente fascinante que quis começar do começo, literalmente, pois O Silmarillion conta sobre a criação do universo imaginado por Tolkien… mas a leitura fica difícil pois ele descreve tantos detalhes dos lugres, tipo os afluentes do rio Sírion… gente, eu não consegui decorar os afluentes do Rio Amazonas na aula de geografia… kkkk… mas, tirando essas coisas que tornavam a leitura meio cansativa, o livro é ótimo. Agora o próximo passo é ler O Hobbit e depois a trilogia O Senhor dos Anéis. Mas posso contar pra vocês como foi que tudo começou e porque aquele anel tem tanto poder!!! Primeira parte da missão cumprida, tipo… uns 12 anos depois!!

Como Desaparecer Completamente, de André de Leones. Já falei desse livro aqui, no tema autor brasileiro… eu tinha começado a ler, mas como não deu tempo e o tema seguinte tinha que ser lido, acabei deixando de lado. E isso foi muito bom, pois naquele momento eu não estava gostando do livro… acho que faltava maturidade literária na minha cabecinha… hahaha… Mas agora, gostei bastante. Conta várias histórias de vários casais não convencionais, na cidade de São Paulo… mas a narrativa é bem maluca e faz a gente se perder um pouco. Parece que estamos lendo os pensamentos dos personagens… e foi muito legal!! Adorei!!

Pra livro não lido do autor favorito escolhi

O Símbolo Perdido, do Dan Brown. Dizer que Dan Brown é meu autor favorito é forçar a barra… não tenho UM autor favorito… impossível!! Mas tava muito a fim de ler uma aventura e aproveitei a desculpa pra ler mais uma vivida pelo Robert Langdom (gente, odeio imaginá-lo com a cara do Tom Hanks… sacanagem!!). Esse livro fala da Maçonaria, sua história e seus símbolos… muito bacana! Mas a informação nova que mais gostei de aprender foi a Ciência Noética… uauuuuuu!! Muito bom mesmo!!! Vale a pena a leitura, viu?? É como ler uma enciclopédia, só que muito mais divertido!!!!

No mês de outubro, os temas eram um livro pra chorar e um livro que marcou minha adolescência.

Pra chorar eu li:

Eleanor e Park, da Rainbow Rowell. História meiga de adolescentes descobrindo o amor, descobrindo como é se sentir apaixonado… coisa mais linda!! Quando o tema é amor, prefiro os livros que narram a descoberta do que livros mais maduros… não sei por quê. Esse é especialmente lindo, a Eleanor enfrenta muitas coisas, mas a maneira de escrever da Rainbow é tão doce, que a gente enfrenta junto com ela. É claro que me fez chorar… lindinho demais!!

Quem é você, Alasca?, do John Green. Mais uma vez, histórias de adolescentes… e nerds… e que estudam numa escola daquelas super, mega legais… e tem a Alasca, que é a garota mais incrível… eu adorei, gente!! Parecia que eu tava vendo tudinho na minha cabeça, muito legal!! E triste, gentem… triste pra chuchu… lágrimas garantidas ou seu dinheiro de volta!!

Livro da adolescência foi difícil escolher, não lembrava muito de nenhum, só lembrava que li um livro de um cara meio deprê que escrevia umas cartas e que eu chorei no metrô lendo ele… fui descobrir que era esse:

Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe. Fala sérioooooooooo… é um clássico alemão, meu povo!! Acreditem, eu sou nerd assim mesmo!! hahahah… olha, adorei reler, tem umas pegadas muito interessantes, tipo, quando você está apaixonado e não pode ver a pessoa, mas está conversando com alguém que esteve na presença dela momentos, ou dias atrás… e tenta tirar dela um resquício, uma energia do seu amado… sacou?? Esse livro é bem assim!!! Agora eu achei o Werther um bunda mole, mas na época que li, achei lindo, fofo, romântico e triste!!!!

Em novembro tínhamos apenas um tema, que era um livro narrado por um personagem masculino. Eu li:

Sete Dias Sem Fim, do Jonathan Tropper.. OLha, no comecinho eu chorei de rir, literalmente, saiam lágrimas dos meus olhos e eu quase perdi o fôlego… o cara é engraçado. Depois a história fica mais tristinha, mas tem seus momentos divertidos. Quem já assistiu a série de filmes Entrando numa Fria vai sentir a semelhança… o livro segue exatamente a mesma receita. Isso me irritou um pouco, mas mesmo assim gostei bastante!!

Em dezembro, o tema era Chick Lit. Eu li:

A Lista de Brett, da Lori Nelson Spielman. Não quero ser a chata da vez, mas achei o livro uma coisa de repetitivo… queria ter gostado… mas achei chatinho… não sei se, pela sinopse, eu criei uma história na minha cabeça e gerei uma expectativa que não foi correspondida, ou se o livro é chato mesmo!! Se mais alguém leu, me conte aí o que achou!!

E acabou-se… agora as pagininhas do álbum:

1- setembro capa

2- setembro capa que abandonei

3- setembro o silmarillion

4- setembro como desaparecer

5- setembro livro nao lido do autor fav

6- outubro capa

7- outubro me fez chorar

8- outubro que marcou adolescencia

10- novembro capa

11- novembro sete dias sem fim

12- dezembro capa

13- dezembro a lista de brett

14- dezembro chick lit

15- tudo junto

16- tudo junto

17- tudo junto

18- tudo junto

19- tudo junto

Se você teve paciência de ler tudo até aqui, obrigada pelo carinho e pela companhia!!! Beijoca!!

5 comentários sobre “Projeto Literário – Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

  1. Manu, amei seu post!
    Tbm não consigo imaginar o Robert Langdom com a cara do Tom.
    Você é nerd mesmo hein!?!? kkkk Não “consegui querer ler” O senhor dos anéis.
    Sabe o que mais gosto no seu álbum do projeto? Esse monte de fontes diferentes, com poucas imagens, as capas dos livros e muita escrita. Adoreiiii isso!
    Parabéns! Seu álbum ficou maravilhoso!
    beijos e que venha 2015 com mais livros!

  2. Manu, adorei as páginas e escolhas. Gosto muito do Dan Brown, e este livro dele é meu preferido, mas ainda vou ler inferno. Sete dias sem fim está na minha meta de 2015. Adorei seu registro e seu álbum ficou show! Bjão e um 2015 maravilhoso pra vc!

  3. Manuuuu… eu também, rs, quando o tema é amor, prefiro os livros que narram a descoberta a livros narram os mais maduros… acho que deve ser por conta da inocência, do despertar das coisas, do frescor… Ai, tão lindo, né? Somos românticas minha amiga, rs!!!

    Adorei o seu álbum, ficou MUITO bacana, muito mesmo!!!
    Beijocas

  4. Manu,

    Adoro ler suas opiniões sobre os livro. Tenho que anotAr várias indicações . Depois te conto sobre a lista de Brett, se achei achei chatinho ou não .

    Bjs

Deixe um comentário

